Sobre O Que Fazer Quando Nada Sai Como O Esperado

14:12

Neste fim de semana passado completou um ano desde que me mudei para a Europa. Digo Europa porque passei um tempo na Holanda e agora estou na Bélgica, mas assim que possível retornarei para a Holanda. Enfim, essa data me fez refletir sobre algumas coisas e, também, fez a saudade que sinto da minha família ficar mais latente.

Lembro, há um ano, sentada dentro do ônibus, olhando pela janela aqueles rostos tão amados pela última vez, meus sobrinhos mandando beijos e fazendo coração com a mão, minhas irmãs se fazendo de forte, segurando as lágrimas e eu querendo que aquele momento durasse até que eu realmente estivesse pronta para partir. Mas como Cazuza diz, "o tempo não pára" e aquele ônibus partiu daquela cidadezinha do interior do Paraná, fazendo com que meu coração para sempre estivesse dividido em 2.
Em julho de 2013 Tijs eu eu tomamos a decisão de nos mudarmos para a Holanda. Decidimos nos mudar motivados por inúmeras razões que não cabem neste texto. Naquela tarde, em meio à incertezas e lágrimas (minhas) fizemos nossos planos: Tijs iria primeiro para a Holanda para tentar arrumar um emprego, pois esse era o primeiro passo para todo o processo do meu visto. Enquanto isso, eu iria ficar na casa da minha irmã em Irati, no Paraná. Em setembro o Tijs embarcou para a Holanda e imaginávamos que em pouco tempo estaríamos juntos de novo começando nossa vida e terras holandesas.
Eu até rio quando penso na nossa inocência! Não tínhamos a mínima idéia de onde esse processo nos levaria e de como a nossa caminhada seria difícil!! Eu fico pensando naquela cena de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, em que Sam conversa com Frodo sobre os preparativos para a volta para casa e Frodo diz:
"Você está certo Sam. Estou pronto para ir para casa."
Eles nem sabia tudo o que estava pela frente e o quanto precisava acontecer até que finalmente eles pudessem, de fato, voltar para o Condado.
Eu penso que Tijs e eu éramos assim, naquela tarde de julho em 2013 quando dissemos: "Então é isso mesmo! Nos mudaremos para a Holanda!"
Muita coisa aconteceu, meses se passaram, muita coisa deu errado e nada saiu do jeito que esperávamos. Um ano depois que eu saí do Brasil estamos morando em Antuérpia, na Bélgica, coisa que nem imaginávamos que aconteceria na nossa vida e nem nunca fez parte dos nossos sonhos mais malucos, e ainda estamos batalhando pelo meu visto no processo mais demorado e problemático da história da Europa!
O que me faz pensar que não sabemos nada nessa vida! Fazemos planos, sim, mas Deus é Aquele que traça nosso caminho, nos levando por trajetos inesperados, mas que, creio eu, têm uma razão de ser, pois Deus não perde o controle da história e tem um próposito para tudo isso.
Esse processo todo tem me ensinado paciência, muita paciência!!!! Só Deus sabe o quanto e o quê eu tenho esperado!! Mas também, tem me ensinado a ter certa confiança em Deus que jamais tive antes. Mesmo andando por caminhos tão desconhecidos, eu sigo em frente sem esmorecer (apesar de que as vezes dá vontade...) porque eu SEI que há uma razão para tudo isso.


Nós podemos fazer planos, sim, sonhar, colocar no papel e tal, mas acima de tudo, saber que quem guia nossa caminhada é Deus e que aquilo que planejamos pode não acontecer. E se não acontecer? Vai dar chilique? Claro que não! Deus continua sendo Deus, os planos Dele continuam sendo melhores do que os nossos, e a Sua vontade continua sendo boa, perfeita e agradável. Ele é o Pastor que anda conosco pelo vale da sombra da morte, mas também Ele é o Pastor que nos faz repousar pastos verdejantes e nos leva para junto de águas de descanso.


Muitas vezes a minha oração tem sido como daquele pai que trouxe seu filho possesso para Jesus curar: "Eu creio, Senhor; ajuda-me na minha falta de fé". Esperar não é fácil. Lidar com a imprevisibilidade da vida não é fácil. Admitir que você não tem o controle absoluto de todas as situações não é fácil. Mas as palavras de esperança estão gravadas no meu coração e eu creio, peço ajuda a Ele na minha fraqueza (sim, porque momenos de fraqueza são recorrentes, afinal, sou humana), respiro fundo e sigo em frente. Não chegamos ainda no nosso "destino final", aquele da nossa tomada de decisão naquela tarde de julho de 2013, mas enquanto caminhamos aprendemos, confiamos, esperamos e temos a nossa fé renovada dia após dia, pois é Deus quem nos guia e cuida de nós.

Boa semana a todos!!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts