Uma Mulher Estéril e um Deus Soberano

12:57

Estou lendo 1 Samuel* agora e tive que fechar a bíblia para vir aqui escrever essa reflexão. Senti a paz e a segurança que só um Deus soberano pode oferecer.


Ainda fico maravilhada com a forma que Deus usou Samuel em tempos de um Israel corrupto, que havia se esquecido da aliança, da lei, das promessas, de tudo. Andavam como queriam e "faziam o que achavam certo" como afirma o livro de Juízes. Até mesmo os sacerdotes estavam longe de Deus e cometiam pecados terríveis, se aproveitando do povo e roubando as ofertas que ofereciam no templo. Nessa bagunça toda, Deus separa uma criança, um menino que cresceu aos pés da Arca, servindo no templo para falar com o seu povo, ungir reis e colocar Israel nos eixos novamente. Mas não é bem de Samuel que eu quero falar aqui.

Em primeiro lugar, essa história me chama a atenção por causa de uma mulher. Estéril, humilhada, desprezada, vazia, seca. Essa era Ana. Seu marido a amava, claro, mas o vazio de um ventre seco tirava a alegria da vida de Ana. Certa vez, no templo, ela orava com tanto fervor e tanta dor, derramando seu coração diante de Deus, que apenas seus lábios se moviam; sua voz havia se perdido na sequidão do seu ventre e na angústia de não poder gerar uma vida. Sua aflição era tanta que o sacerdote pensou que ela estivesse bêbada e até aconselhou-a deixar o vinho.


Minha mente se perde na vida de Ana. Mês a mês esperando que a falta do sangue escorrendo em suas pernas fosse o sinal de uma vida crescendo em seu ventre, mas sempre encontrando aquela mancha vermelha decepcionante. A vergonha de ser casada há tempos e ainda não ter sido capaz de gerar uma vida. A dor ao ver as mulheres ao seu redor com filhos grudados ao peito, um atrás do outro e ela com braços vazios e peitos secos. Uma mulher que vê em Deus sua única saída, a salvação da sua vergonha, e se derrama em uma oração angustiada, suplicante, muda de dor.


Talvez essa tenha sido uma das piores fases da vida dela. Talvez seu maior sofrimento. Mas Deus, que é soberano, contemplava todo aquele sofrimento e aquela angústia pronto para responder aquela oração com um dos maiores profetas que Israel veria.

Ana não sofreu sem motivo. Deus tinha um propósito. Isso me traz tanta paz, pois em qualquer situação da vida, uma das bases da nossa esperança é saber que Deus é soberano e que Ele tem, sim, um propósito para tudo, até mesmo para esses momentos de dor, quando não nos resta mais nada a não ser derramarmos a nossa alma angustiada diante do Senhor. Nossa visão é limitada, vemos o aqui e o agora, e não sabemos como será o futuro ou aonde tudo isso que estamos passando nos levará, mas descansamos nas mãos de um Deus que sabe o caminho de casa, que tem o controle da história, que é soberano e que nos ama com amor eterno e infinito.


Algum tempo depois, Ana volta ao templo com o menino Samuel nos braços e abre mão dele para entregá-lo ao serviço do Senhor, o que também me deixa encantada com a força e o tamanho do amor de Ana por Deus. Ali, naquele templo, ela devolve ao Senhor a resposta daquela oração muda, o fruto do seu ventre, a realização do seu sonho e o fim da sua vergonha. Ana reconheceu que aquela dádiva vinha de Deus e era de Deus, assim como tudo na nossa vida é Dele, por Ele e para Ele. Sua confiança continuava mais forte do que nunca. A mulher que derramou a sua alma em oração, colocando toda a sua aflição diante de Deus, vem agora, com a mesma confiança no Deus que preencheu seu ventre, entregar aquilo que era mais precioso para ela.


A bíblia conta que Ana teve 3 filhos e 2 filhas e Samuel serviu ao Senhor por todos os dias de sua vida.
A estéril se tornou mãe de filhos, Israel recebeu um dos maiores profetas de sua história, e Deus... bem, Deus continuou sendo soberano, bom, gracioso, amoroso e fiel, assim como Ele é até hoje e será por toda a eternidade.




O Cântico de Ana 

"Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força.
Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.
Os que contendem com o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido."

*Para ler essa história confira 1 Samuel, capítulos 1, 2 e 3.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts