Tem Alguém me Ouvindo?

06:30

Você já teve a impressão de que está falando sozinho ao orar? Aquele pensamento: Será que tem alguém me ouvindo? Ou será que estou falando sozinha?
Devo confessar que eu já tive momentos assim.


Lembro de quando mudei para Antuérpia. Aquela época foi uma das mais difíceis da minha vida. Chorava todos os dias, várias vezes por dia. Sem amigos, num país estranho, longe do marido a maior parte do tempo, longe da família. Um horror!
Eu orava muito. Todos os dias, várias vezes por dia.
Às vezes a solidão batia tão forte que eu achava que nem Deus mais estava comigo e que minhas orações eram palavras jogadas ao vento apenas.
Óbvio que isso não é verdade! Eu sei muito bem que Deus esteve e está sempre ao meu lado e que minhas orações são ouvidas e respondidas conforme a vontade soberada Dele.



Há algumas semanas li um livrinho do C. S. Lewis sobre oração chamado: "Cartas a Malcolm: Reflexões sobre o diálogo íntimo entre homem e Deus".



No capítulo 8 ele aborda essa questão da oração ser um solilóquio (alguém falando consigo mesmo). Segundo Lewis, a oração em seu estado mais puro é, sim, um solilóquio! Mas não somos nós falando sozinhos, e sim Deus falando através de nós com Ele mesmo.

"Se o Espírito fala no homem, na oração, Deus fala a Deus." Pág 89

Ele diz que o próprio ato de orar, de querer orar, já é Deus agindo em nós, isso parte Dele. Jesus é o Verbo e cada palavra que sai da nossa boca, inclusive na oração, é através do Verbo, da permissão Dele. Lewis afirma também que quando oramos, Deus revela coisas para nós que estão escondidas nas profundezas do nosso coração; através da oração, Ele traz à tona coisas que precisamos saber a nosso próprio respeito.



Definitivamente é uma maneira diferente de ver a oração. Honestamente, eu gostei muito dessa interpretação, de que cada vez que oro é o próprio Deus falando com Ele através de mim. O Verbo!

Para finalizar esse post, que tem apenas a intenção de compartilhar algo que li num livro e não fazer uma explanação teológica a respeito da oração, gostaria de deixar uma poesia contida no capítulo 8, que trata sobre esse assunto e que eu achei muito, muito linda!

Dizem-me, Senhor, que quando imagino
Contigo conversar,
Uma única voz se ouve, é tudo sonho,
Um de dois imitando o falar.

Às vezes, é isso, mas não
Como pensam. Busco antes
Em mim o que aguarda manifestação,
Mas, ai!, secaram-me as fontes.

Vendo-me vazio, ao papel de ouvinte renuncias
E sopras por meus lábios mudos,
Expressão diligente Tu dás
A mim desconhecidos pensamentos.

De modo que não precisas nem podes
Responder; embora cheguemos a aparentar
Dois falantes, só Um tu sempre és,
E eu, não sonhador, mas Teu sonhar.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts