Em busca de uma vida mais saudável. Por onde começar?

06:24


Nos últimos 2 anos eu venho passando por um processo de mudança de hábitos, o que resultou na perda de 21 quilos (até agora) e inúmeros outros benefícios como: melhora visível na saúde, mais energia, condição física, sono equilibrado e outros mais . É um processo bem longo, mas não deixa de ser prazeroso. Não vou mentir, às vezes não é fácil, mas quando temos um foco é só olhar adiante e seguir. Eu juro que vai ficando cada vez mais fácil e mais natural.

Algumas semanas atrás, pela primeira vez eu fiz uma montagem do meu antes e depois com uma foto do meu ponto "mais pesado" (82 quilos) e uma foto recente. Até eu fiquei perplexa com a mudança. Eu nunca tinha feito essa comparação antes e eu não tinha me dado conta de que a mudança tinha sido tão grande. Você se vê todo dia na frente do espelho e a mudança acontece tão gradualmente que você "esquece" de como era antes. Por isso essas fotos de antes e depois são tão importantes.



Eu sinto informar-lhes que não existe fórmula mágica, segredo ou milagre para a perda de peso. Sabe essas propagandas de produtos que prometem emagrecimento milagroso? Tudo mentira! Perda de peso acontece através de uma mudança de vida e essa mudança não acontece enquanto você está sentada confortavelmente no seu sofá assistindo seriado. Acontece com esforço, disciplina e paciência.

Muita gente me diz:
"Ah, mas você tem tempo!"
"Ah, mas você pode fazer essas coisas porque não tem filho ainda"
"Eu queria muito fazer essa mudança de vida, mas meu dia-a-dia é tão agitado!"


Realmente eu não tenho filhos e não sei como que é a vida com uma criança, duas, cinco ou dez. Mas, vem cá colega, você realmente acha que porque eu não tenho filho, minha vida é totalmente vazia?! Eu estudo pra caramba (8, 10 horas por dia!), tenho marido, procuro emprego, cuido da minha casa, cozinho, vou pra aula e etc.
Em suma, eu não acredito em falta de tempo, eu acredito em prioridades. Por exemplo, eu queria muito fazer aula de violão, mas não tenho tempo. Sabe por que eu não tenho tempo para isso? Porque não é minha prioridade. Simples.



Desculpas sempre vão existir. Motivos para não começar a mudar os seus hábitos estarão lá, bem na frente da sua cara todos os dias. Uma coisa que eu me dei conta e que foi fundamental para que eu tomasse a decisão de mudar foi que, apesar de eu não ser sozinha e ter pessoas que me amam ao meu redor, a decisão de mudar é só minha. Eu preciso me mexer e agir. Meu marido me ama, mas ele não pode fazer isso por mim. Minhas irmãs me amam, mas elas não podem fazer isso por mim. Não depende de ninguém mais, só de mim mesma. Só eu posso fazer isso por mim. Ou, por outro lado, só eu posso me sabotar e nunca sair do lugar.
Entedeu o sentido da coisa? Pare de ficar tentando achar motivação fora de você mesma!
Várias pessoas já me escreveram pedindo ajuda, dicas e pedindo que eu mandasse os programas de exercício que eu faço em casa. No começo eu entregava tudo de mão beijada, mandava tudo, dava o maior trabalhão e as pessoas nem se davam ao trabalho de fazer o download do programa.
Foi quando eu me dei conta de que eu não posso fazer nada para ajudar aquela pessoa se ela mesma não quiser se ajudar.
Mas teve outras pessoas também que foi só dar um empurrãozinho para que elas mergulhassem de cabeça nesse novo estilo de vida.



Outro argumento que as pessoas usam é que uma mudança de estilo de vida é muito difícil. Realmente, qualquer mudança de hábitos é difícil, mas o que me ajudou foi fazer uma lista de coisas que eu também achava difícil no meu estilo de vida antigo e comparar as dificuldades.
Logo abaixo você pode conferir a minha lista, mas antes quero deixar claro que essa é uma lista PESSOAL. Com isso não estou afirmando que toda pessoa acima do peso se sente assim, mas que EU me sentia assim.

Dificuldades do meu estilo de vida antigo:

- Ver uma roupa bonita e ela ficar horrível em você;
- Experimentar várias roupas na loja e nenhuma te servir, voltar para casa e chorar;
- Se sentir cansada o tempo todo;
- Sensação de desconforto e problemas digestivos pelo excesso de gordura e "comida artificial";
- Se odiar em fotos;
- Receber elogios pela sua barriga de grávida lindinha (fato verídico, chorei até desidratar);
- Ficar com vergonha de tirar a roupa na frente do seu marido;
- Se sentir feia;
- Se sentir desconfortável debaixo da sua própria pele;
- Fazer de conta que eu não estou nem aí quando tudo que eu consigo pensar é no pneu de trator ao redor do meu umbigo;
- Não aguentar subir um lance de escadas ou carregar algo pesado.
- Quase infartar por ter que andar um pouco mais rápido;
- Ver mulheres mais velhas que eu, que já tiveram 4 filhos, com um corpo muito mais em forma do que o meu;
- Mesmo durante meus 20's me sentir tão sem disposição que me fazia me sentir como uma senhora de idade;
- Insônia, sono desregulado e sem qualidade;
- Tendências depressivas e crises de ansiedade (essa é uma parte tão fundamental do meu processo que foi o motivo que me levou a dar o pontapé inicial, mas vou contar essas história em outro post.

Dificuldades dos meu estilo de vida atual:

-Malhar depois de um dia corrido;
-Fazer toda a preparação para uma alimentação saudável para a semana toda;
- Nos primeiros 2 meses eu senti muita vontade de enfiar o pé da jaca e sim, passei um pouco de fome até eu me acostumar a não comer até me empanturrar, mas na medida certa;
- Me negar uma gordice ou outra de vez em quando;
- Contar calorias custa tempo;
- Paciência, pois a mudança não acontece em 1 dia, 1 semana e nem 1 mês, mas sim MESES;
- Perder muitas roupas porque elas estão muito grandes para mim;
- Fazer uma lista com as dificuldades desse novo estilo de vida, pois os benefícios são tantos e eu já estou tão acostumada que já não acho mais tão difícil;

Eu não vou aqui fazer uma lista dos benefícios senão o post ficaria quilométrico. Mas acho que você pegou a idéia.

Eu vejo a minha mudança em dois aspectos fundamentais: alimentação e exercícios físicos.
Eu vou dividir esses assuntos em dois posts distintos, pois é muita informação. Eu não tenho uma fórmula mágica, nem descobri a pólvora. O que eu fiz foi achar um estilo que se encaixasse comigo, com meus gostos e meu dia-a-dia e gostaria de dividir isso com o maior número de pessoas.
Meu objetivo é ser um apoio para quem está nessa luta, de encorajar quem precisa mudar e mostrar que é possível sim, apesar das dificuldades, mudar seu estilo de vida.

Tome essa decisão! Faça isso por você! As limitações estão só dentro da sua cabeça. Pare de se limitar, saia da sua zona de conforto e tenha a coragem de começar um novo estilo de vida. Eu posso afirmar com toda a certeza que você só tem a ganhar. Não existem arrependimentos na batalha por uma vida mais saudável.

Bom fim de semana!!!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts