Precisamos falar sobre comida

05:14

Ontem de manhã eu me pesei e me dei conta de que cheguei na minha meta final: 60kg. Foi uma vitória! De 82kg para 60kg. Fiquei feliz pra caramba. Foi uma caminhada muito boa que mudou para sempre a minha vida. Por quê? Porque eu aprendi a comer.



No começo é lógico que é difícil, pois você precisa mudar vários hábitos, paradigmas e gostos, mas depois de um tempo fica fácil e neste texto eu vou contar porque que esse processo fica fácil.

Quero começar falando que eu sou uma pessoa normal, que come comida normal, que cozinha para um marido que come comida normal. Eu não fico inventando moda com ingredientes que não se pode achar em qualquer supermercado. Um dia eu pensei em comprar o tal do sal rosa do Himalaia e quase caí de costas por causa do preço. Deixa prá lá, pensei. Cresci comendo o sal normal e tô viva até hoje... :D
Também quero enfatizar que eu não tenho nenhuma fórmula milagrosa, eu descobri o que eu gosto e que se encaixa na minha rotina. Quem sabe o que eu gosto não é o que você gosta. Eu, por exemplo, odeio batata doce e abacate. Até agora não consegui achar um jeito de comer essas duas coisas, por isso não consumo. Mas de repente você adora abacate, então minha filha, vai com tudo!

Apesar de não existir nenhuma fórmula milagrosa, existem certos padrões que, se seguidos fielmente, trazem resultados não só na perda de peso mas na melhora da saúde.
Eu comecei bem timidamente a mudar meus hábitos alimentares. Não sabia muito o que tinha que fazer e não tinha ninguém para me ajudar. Tive que pesquisar muito no google para chegar a algum lugar.
Comecei então pelo básico.

Substituições


Arroz branco => arroz integral
Macarrão       => macarrão integral
Pão branco    => pão integral
Açúcar          => stevia
Carne            => carnes magras, peixe e MUITO peito de frango
Lanchinhos gordurosos, biscoito, bolo, doce, chips => fruta ou nozes
Chocolate ao leite => chocolate amargo (70% ou +)
Sucos industrializados, refrigerante => água, água com sabor (feita em casa) ou suco natural

Pronto. Foi isso que eu mudei. Esse é a base da minha alimentação até hoje e esse será sempre meu padrão. Além disso, eu uso alguns produtos light. Por exemplo: cream cheese (para passar no pão no lugar da margarina), queijo e creme de leite (para uso culinário, tipo, para fazer purê de batata ou molho de estrogonofe). Eu também tomo leite magro (aqui eu não acho leite light), iogurte com baixo teor de gordura e o creme para o café (minha fraqueza) eu uso o magro.

Porções


Também tem a questão da quantidade. Eu costumava comer MUITO! Até me empanturrar. Até sentir falta de ar de tão cheio que meu estômago estava. Isso definitivamente não é normal. Nosso corpo não precisa disso. Eu precisava urgentemente aprender a comer uma quantia normal, foi aí que eu comecei a contar calorias. Mas veja bem, gente, contar calorias e um terreno obscuro. Pode dar muito certo, mas tem chances de dar errado.
Muita gente se foca no número e não na nutrição. Você tem um limite de 1500/1800 calorias por dia. Aí a pessoa toma coca, come biscoito, come uma barra de chocolate e pensa: Ah, tudo bem, tá dentro do meu limite de calorias. ERRADO!!
Primeiro pense na nutrição! Sempre!! Não tem palavras suficientes que eu possa usar aqui para expressar a importância disso.

Veja só:
=> 30g de biscoito trakinas tem 144 calorias.
=> Um potinho de iogurte (109cal) + fruta (kiwi 50g 31 cal) + col de aveia (56 cal) tem 196 calorias.
Mas nutricionalmente falando, qual desses lanches seria melhor? Obviamente que a segunda opção.

Eu uso o Myfitnesspal para controlar minhas porções. O myfitnesspal é um app disponível para Android e Apple. O nome é em inglês, mas você pode usar o aplicativo em português (ou na língua que você quiser). Ele funciona como uma rede social também. Você pode usar com seus amigos e se encorajarem mutuamente. Conectado com o FaceBook, lá você acha seus amigos do FB que usam o Myfitnesspal também.





Preste atenção no que você está colocando no prato


A divisão ideal seria:
50% legumes e verduras
25% carboidratos
25% proteína

Honestamente, eu ainda não consigo fazer isso todos os dias. Alguns dias eu faço, outros não. Eu como mais carboidrato do que o "ideal". Mas eu sempre tento comer no mínimo 2 tipos de legumes ou verduras (em geral bem mais do que 2 tipos). Talvez no futuro eu consiga. Eu ainda estou mudando coisas na minha alimentação, aprendendo a comer e mudando meus gostos.
Certa vez eu li em algum lugar algo que me marcou e que me ajudou a ter mais paciência:

"É uma jornada e não uma competição."

E isso é muito verdade. Essa mudança toda exige paciência e tempo. Não é do dia para a noite. A gente vai caminhando e aprendendo com a caminhada.
Não tenha pressa. Tenha foco. 

Regra 80/20

Gente, 'garra' nessa regra de alma e coração!! Eu uso essa regra para tudo na vida, mas hoje vou me focar na alimentação.
NINGUÉM, repito, NINGUÉM consegue ser muito rígido a vida inteira. NINGUÉM consegue ser 100% saudável 24/7. Às vezes a gente estabelece alvos tão rígidos que são até ridículos. Em menos de 1 mês a gente percebe que não dá e desiste de tudo.
Desenvolva um padrão alimentar que dure para o resto da vida!
Durante a semana eu como normal, controlo minhas porções e tento comer o mais saudável possível, mas no fim de semana eu me dou o direito de ter alguns "luxos".
Eu bebo um vinhozinho com meu marido assistindo um seriado ou filme, como chips, como sobremesa ou asso um bolo, todo sábado eu janto batata frita e todo domingo eu faço uma almoço especial. Como sem culpa, mas tudo na medida, né, gente, sem comer até me empanturrar. Eu também malho por mais tempo no fim de semana, mas aí isso fica para outro post.
Se você corta coisas demais da sua alimentação, o seu padrão alimentar tem a tendência de não durar. Eu jamais faria uma dieta em que eu não pudesse nunca mais comer pizza ou tomar um sorvete. Loucura isso. A palavra de ordem é EQUILÍBRIO.
Coma 80% saudável e 20% menos saudável.
Mas não tente enganar a si mesma sempre que tiver vontade de comer alguma coisa "especial" dizendo toda hora "ah, esse entra nos meus 20%". Dessa forma seu 20% acaba se tornando 50%, 70%, 80%...
Estabeleça um dia para isso. Eu passo a semana toda esperando chegar sábado para poder jantar batata frita com frikandel speciaal (uma iguaria holandesa que é tipo um salsicha frita). Ou passo a semana toda planejando fazer aquele "bolão de chocolate delícia". Isso é um encorajamento para aqueles momentos em que a vontade de comer porcaria bate forte.

Durante a semana
Sábado


Enfim, com pequenas mudanças, uma boa reorganizada no cardápio e paciência dá para se reeducar, dá para criar um padrão alimentar que vai durar para o resto da vida. Sem restrição maluca, sem passar fome, sem precisar de vitamina extra.
Equilíbrio, paciência e foco.
Não é impossível!


You Might Also Like

2 comentários

Popular Posts